quarta-feira, 11 de abril de 2012

OS Crimes da Rua do Arvoredo


Os Crimes da Rua do Arvoredo é um acontecimento ocorrido entre 1863 e 1864 na cidade de Porto Alegre - RS, este episódio chocou não só o Brasil inteiro também como alguns lugares da Europa.
  Um homem chamado José Ramos, nasceu em Santa Catarina,  sua mãe e seu pai brigavam direto, não bastando seu pai a violentava. Certo dia José Ramos se revoltou com as agressões cometidas pelo pai e como um impulso o matou, então fugiu para Porto Alegre, aonde se alistou no exército. Ele tinha talento, poderia continuar, mas teve alguns problemas disciplinares, o que resultou em sua retirada. Mesmo fora do exército, continuou trabalhando como informante da polícia. Comprou uma casa na Rua do Arvoredo(Atual Rua Fernando Machado) de um homem chamado Carlos Klaussner, antigo dono do açougue que funcionava no mesmo endereço.
  José Ramos era um homem que levava uma "vida boa", sempre bem vestido, adorava música e com frequência visitava o Teatro São Pedro. Tempos depois conheceu Catarina Palsen, com quem foi morar, e então começou a praticar seus horrendos crimes. Ambos muito charmosos, atraíam as pessoas para sua casa onde José as matava.
  Ele mantinha contato, acabara virando amigo de Carlos Klaussner, até que um dia, Carlos anunciou uma viagem para o Uruguai, José então rompeu sua amizade, matou Klaussner, e tomou posse do açougue, logo depois matou o caixa do açougue, e enterrou os corpos no quintal.
  No ano de 1868 foram descobertos os crimes, Catarina contou da vítimas trazidas por ela para serem mortas na casa da Rua do Arvoredo. Catarina Palsen foi condenada a 13 anos e 4 meses de prisão com trabalhos forçados, José Ramos foi condenado a pena de morte, mas por um motivo não declarado foi liberado. Catarina foi liberada após cumprir sua pena, José morreu doente, cego e sozinho em 1891.
  O diário de Catarina é o que da início a hipótese dos corpos virarem linguiça, pois não existem evidencias  concretas, foi manuscrito, e estão faltando algumas páginas, porém há todos os registros dos crimes da rua do arvoredo.
                                                                    -----//-----

Essa Foi uma versão da história escrita por mim, através das minhas pesquisas.
Há alguns livros muito bons sobre o assassinato por exemplo= O Maior Crime da Terra - O Açougue Humano da Rua do Arvoredo de Décio Freitas e Canibais - Paixão e Morte na Rua do Arvoredo de David Coimbra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário