Os Changelings - também conhecidos como Crianças Trocadas - surgiram do folclore celta há centenas de anos, geralmente descritos como descendentes de fadas, trolls, ogros ou, mais constantemente, um tipo de demônio.
Segundo as lendas, essas criaturas podem, entre outras coisas, roubar as crianças de suas camas durante a noite, escondê-las em um buraco subterrâneo e assumir a vida das mesmas, agindo perfeitamente como a criança. Fazem isso para poderem alimentar-se da força vital ou do líquido sinovial da mãe, pouco a pouco, por meio de uma ferida na nuca. Quando a mãe morre, eles tornam-se Changelings adultos.
As crianças e, eventualmente, um ou outro adulto roubado, são mantidos no subterrâneo para serem transformados em escravos ou, dependendo da lenda, servirem de alimento aos mesmos.
As únicas coisas que os Changelings temem são artigos de metal e fogo, motivo pelo qual, diversas vezes, os mesmos eram encontrados ao lado de grávidas e mães de recém nascidos, para defenderem-se caso os Changelings tentassem roubar o filho e assumir sua forma.
Essas criaturas podem ser reconhecidas nos espelhos, onde assumem formas enrugadas, normalmente com a boca similar à um tubo cheio de dentes, forma muitas vezes relacionada aos demônios. Segundo os contos dos irmãos Grimm, seriam muito mais inteligentes do que uma criança normal, o que normalmente acabava por entregar-lhes. Sintomas envolveriam, ainda, apetite insaciável e malcriação.
Segundo algumas lendas, as Crianças Trocadas matariam qualquer um que fosse capaz de colocar-se entre ele e a mãe, ou que ameaçasse impedir sua alimentação.
Entre as diversas maneiras de acabar com um changeling, estariam fazê-lo rir - geralmente ferver água e colocar dentro de uma casca de ovo dava certo - ou maltratá-la, assim os "pais" do changeling seriam obrigados a desfazer a troca, devolvendo a criança real.
Para saber mais sobre o assunto, aconselho-os The Kids Are Alright, capítulo da terceira temporada da série Supernatural - eu amo essa série de paixão - e também o Blog Mistérios Fantásticos, nesse artigo aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário